segunda-feira, 20 de julho de 2015

Entre a beleza, o dinheiro e a aliança

Por várias vezes ouvi coisas como “vai que um homem rico se apaixona por você?” e isso sempre me levantou uma série de reflexões. O que sempre considerei ofensivo é que na maioria das vezes em que ouvi coisas assim eu estava em um relacionamento com alguém que amava e tinha um desejo sincero de envelhecer ao lado daquela pessoa. Porém acontece que quando me apaixono não foi pelo cara que “me levaria para a gringa” ou “me bancasse e desse tudo de bom e do melhor”. Não que esses caras não quisessem me oferecer isso, mas o que poucas pessoas compreendem não foi o que eles não me oferecem, mas sim o que me proporcionaram. Eu tive alguém ao meu lado para me dar força enquanto eu batalhava para conquistar algo. Algo meu , do meu esforço, do meu talento, da satisfação de fazer com as minhas próprias mãos. Pessoas que me impulsionaram, me inspiraram e quando e enquanto eu amei me senti plena.


Também ouvi coisas do tipo “Moça bonita chorando?”. Hoje me encaixo, por certa simetria e formas, no padrão atual de beleza, mas quando foi que perdi o direito de chorar? Claro que uma boa aparência abrem portas , mas e para aqueles que a minha beleza não convence (por ser a beleza afinal algo muito particular) eu teria por dever estar aos prontos, porque moça bonita não chora. Moça bonita casa com homem rico.

Também hoje com tanta “publicidade” negativa sobre o casamento, quando (geralmente o homem) diz que vai casar está desperdiçando a vida. Até que hoje em dia mulher ouve isso também “Está se amarrando”. Não poderei provar mais dos amores de plásticos, deixarei de “experimentar”, como se fossemos itens em um cardápio extremamente longo. Acabamos pela difícil opção de ser o objeto da atenção de alguém. Alguém que se preocupará com o seu futuro, pois pretende fazer parte dele. Que terá ciúmes por medo de você de repente acreditar que escolheu o “prato” errado e já que você só se serve deste, vem aquele esforço de ainda se parecer interessante. Alguém que fica depois que a festa acaba e todos vão embora sem limpar a bagunça. Alguém que irá envelhecer (junto a você) e mesmo depois da icônica beleza ter-te deixado, você ainda será a opção deste outro alguém no “cardápio”.

Compromisso exige coragem e muito esforço. Tenho um companheiro com quem não tenho medo de envelhecer e vamos para a gringa passear algum dia depois de muito trabalho. O homem rico que poderia se apaixonar por mim talvez (e muito provavelmente) me conduziria a um castelo de ar, sem forma, cheiro ou cor, nada palpável e ainda uma prisão, por estar ao redor e preencher todas as partes.

Um rapaz se apaixonou por mim e o que me ofereceu foi ele por inteiro. Eu sou a moça mais rica do mundo.


São Paulo, SP 06/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário